sexta-feira, 13 de maio de 2016

Inception (A Origem) - Interpretação de obras fictícias

Este tópico ramifica em vários assuntos, A interpretação de obras, TheoryPastas (Creepypastas de teorias), Mente aberta e O Quão real uma fantasia deve ser, vou fazer 4 posts para cada um desses focos. Começando por Interpretações de obras fictícias.

Você já deve ter visto o filme Inception (A origem). Se não, eu altamente recomendo que veja, vale a pena. Apesar do filme ter sido criticado por algumas pessoas, de forma até parecida de como o filme Interestelar foi posteriormente, mas isso não é o foco desse post. Quero focar na discussão que mais me chamou atenção a respeito desse filme. O seu final.


[SPOILERS] Se você não viu o final de Inception, vá assistir, daqui pra frente terá spoilers do final do filme. [SPOILERS]


No final do filme Cobb supostamente termina sua missão e se reencontra com seus filhos. Na tela fica apenas o peão, antigo totem da sua esposa, girando e o filme acaba antes que possa ver se o peão cai ou continua rodando. O que define se Cobb ficou no limbo ou de fato terminou sua missão é a audiência. Você decide o final da história, Ela se baseia na sua interpretação.
Agora é bom ter em mente que existem teorias que respondem muito bem se Cobb está acordado ou dormindo. Existe a teoria que diz que o peão não é o totem de Cobb, o totem dele é o anel de casamento que ele usava antes da sua esposa cometer suicídio. No filme quando Cobb está sonhando ele está usando o anel, mas quando está acordado não. Isso é um bom indicativo, mas não é a resposta definitiva, o escritor Christopher Nolan quis fazer uma obra que não tivesse uma resposta definitiva e é nisso que quero focar.
Em obras como Inception não há uma resposta definitiva. A única resposta é a que você dá. E é nisso que muitas pessoas acabaram por não entender ou não aceitar. E é o que me fez escrever este post.
O cérebro humano busca completar as coisas, ele não gosta de coisas incompletas, ele não gosta de não ter as respostas. Veja, não tem nada de errado em buscar respostas mesmo quando elas não existem ou quando não são definitivas, isso é humano. O problema que pode acontecer é as pessoas na falta de respostas preenchem com outras coisas, como magia, misticismo e Deus, isso é chamado de Deus das lacunas, mas pode ser feito com qualquer coisa (só estou dizendo que Deus é usado para preencher explicações, se elas são verdadeiras ou não isso não é de preocupação deste post) e por fim podem acabar saciadas e não continuam na busca por respostas. E foi com isso que eu fiquei irritado, as pessoas são tão famintas por respostas definitivas que esquecem ou ignoram o fato de que existem coisas subjetivas e começam a dizer suas opiniões como se fossem a verdade, como se fossem como o autor quis fazer a história. ESSE é o problema. Muitas delas ao tentar argumentar insistem que a visão deles é o que de fato significa. Não há problema algum em defender o que você pensa e tentar convencer outros (respeitosamente), o problema é não ter mente aberta e não aceitar olhar em outra perspectiva, mesmo que não concorde ou ache errada. É fundamental para o crescimento intelectual conhecer e ver as coisas em outras perspectivas. Se há insegurança ou medo porque teme que possa se convencer ou ser convertido é porque suas crenças e opiniões não são tão sólidas assim.
O que acaba acontecendo é que as pessoas perdem o que o filme realmente é sobre. O filme fala de uma perspectiva da realidade, e de como não há certeza no que consideramos real, é um pensamento filosófico interessante de se pensar e refletir. Existem posts e videos que falam disso muito melhor do que eu poderia. Então exercite sua mente e busque por teorias, não apenas sobre Inception, mas sobre qualquer obra que você tenha lido, visto ou jogado, você pode começar por esse post, e esse video, ambos em inglês e matenha a mente aberta. Não há colher resposta errada para essas histórias.
Mas esse fenômeno não se apresenta na maioria das pessoas, mas não é exclusivo do filme Inception. Qualquer obra que tenha algo ou que seja interpretativa sofre com isso. Até obras recentes, como nas histórias de terror da internet, as Creepypastas, em particular as Theorypastas, falarei delas em um post futuro como já mencionado (para ir ao post clique aqui).
O que me irrita não são as pessoas defendendo suas opiniões, o que me irrita é a mente fechada, não conseguir nem conceber a ideia de estar errado ou de ter algo além daquele mundo. Irrita pelo fato da ignorância, mas uma bem particular, pois todos nascemos ignorantes, mas escolhemos se ficamos assim ou se vamos na jornada para o conhecimento. Se escolhemos acordar acreditando no que quisermos, ou se continuamos sonhando e vemos o quão fundo vai a toca do coelho. Acredite no que quiser, vou respeitar sua escolha, mas também deve ser respeitado o fato de que eu detesto aqueles que escolhem a ignorância e é por isso que nesse debate sobre o final de Inception teve pessoas que me irritaram (não propositalmente claro) e o porque quando pessoas falam de Theorypastas eu tendo a ficar puto, mas eu entro em detalhes no próximo post.


Poste nos comentários seus pensamentos e opiniões sobre post e o filme, ou sobre alguma outra obra que você leu, assistiu ou jogou.

Twitter: @zelphgamer
Email para contato: archermiles.work@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário