sábado, 14 de maio de 2016

Theorypastas - Teorias vistas como verdade

No post passado falei sobre interpretação de obras dando um foco no filme Inception (A origem). Este é a segunda ramificação, sendo 4 no total: A interpretação de obras, Theorypastas, Mente aberta e O Quão real uma fantasia deve ser. Neste vou falar sobre Theorypastas, teorias que são vistas por alguns como verdade. (O termo teoria usado aqui é a teoria do senso comum, não a teoria científica).


Creepypastas são histórias de terror da internet. Elas existem desde os primórdios da internet. Theorypastas são uma categorias de creepypastas que se referem a teorias perturbadoras e episódios perdidos. Existe, por exemplo, uma theorypasta que o Ash de pokemon está em coma, e que todo o desenho se passa em sua mente. Ou então um episódio perdido de bob esponja onde o lula molusco comete suicídio (chamado a nevoa vermelha). Essas histórias tem o mesmo propósito das histórias de terror, entreter, causar medo e/ou pertubação, dando uma visão diferente e bizarra sobre filmes, séries, desenhos, animes e outras mídias.

O que acontece com essas histórias é que elas são ficção, feitas para entreter, divertir e dar medo, desconforto nas pessoas, mas acontece algo parecido com o que citei no post sobre Inception, as pessoas que leem podem acabar por não ver ou ignorar o que o autor originalmente pretendeu com a obra e acabam espalhando a história da creepypasta como se fosse verdade. Isso não acontece com quem escreve a creepy, os escritores de theorypastas tendem a entender muito bem a obra original e apenas dão uma nova visão, uma mais perturbadora, mais pesada ou até mesmo triste.
É importante ter mente aberta para novas ideias e perspectivas, também citado no post anterior, mas ter mente aberta é diferente de achar tudo que você lê é verdade (entrarei em mais detalhes em um post futuro).

Eu já vi em comentários na internet e até mesmo em conversa entre amigos, pessoas falando dessas teorias como se fossem a verdade, como se o autor fizesse todo o desenho ou série e tudo não passa de coma, ilusão, problema mental, entre outros. Isso pode ser feito, mas tem que ser bem feito e tem que ter pistas que apontam para a possibilidade, senão acaba como algo que parece que foi tirado da bunda. Quando está assistindo ou lendo uma história é importante você estar imerso naquilo e aquilo ser real dentro do próprio universo da história, algo que vou me aprofundar quando for falar o quão real uma fantasia deve ser (link a ser postado). Depois que a história acabou sabe-se que o que passou ali foi uma ficção (salvos exceções de diários, biografias, etc), então que seja feito o mesmo para creepypastas de teorias, sejam vistas pelo o que são, um lado estranho, bizarro, mas mesmo assim interessante sobre uma obra, não como o segredo oculto da obra do autor.

BONUS:

Para aqueles que querem ter uma boa experiência com terror há um certo protocolo que pode ser seguido para isso. Veja bem, melhorar a experiência com terror é justamente para fazer você sentir mais medo, afinal essa é a graça do terror. Pelo menos é o que eles acham.
  1. Veja/leia terror a noite, no ambiente mais escuro possível e no maior silêncio possível. A madrugada é um horário perfeito.
  2. O ideal é estar sozinho, mas não tem problema ter alguém com você, contanto que ele(s) esteja(m) ali para ver/ler o terror com você.
  3. Coloque os pés no chão. Vamos, se é pra ter medo se exponha, deixa que a sensação de perigo venha até você sentir algo puxar seu pé.
  4. Use fones de ouvido se possível. Imersão é muito importante.
  5. Tenha medo.

Poste nos comentários o que você acha. Compartilhe alguma creepypasta ou teoria que você já viu, ou fez.

Twitter: @zelphgamer
Email para contato: archermiles.work@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário