sábado, 16 de abril de 2016

Empresas querem limitar a internet #InternetJusta

Bem esse blog anda meio morto, e que forma melhor de ressuscitá-lo se não com uma das maiores discussões do momento?

Para quem está por fora as empresas Vivo, Oi e Net irão fornecer acesso à internet com franquia limitada. "A mas eu uso GVT", pois é, a mesma GVT que a Vivo comprou e que também vai aderir a isso.
Muita gente já deve saber o q é franquia, ou limite de franquia, mas para quem não sabe funciona da seguinte forma: Você usa a internet que você contratou e ela tem uma velocidade x, digamos, x sendo 10 Mbps (megabits por segundo). Pois bem, o limite de download é o quanto você pode usar a internet, exemplo: Na sua franquia de 10 Mbps você tem o limite de 50GB (gigabytes), e tudo que usa internet conta para esse limite, coisas como videos do youtube, redes sociais, Netflix, downloads (incluindo torrent), jogos online, e basicamente tudo q demanda internet. Após você consumir esses 50GB sua conexão pode diminuir e até mesmo ser cortada dependo do plano e da operadora. Esse esquema já existe na conexão 2G/3G/4G dos celulares e essas empresas agora querem fazer a mesma coisa com a internet fixa que você tem em casa.


Não parece ser tão ruim. Só que não. Um dos problemas está justamente no tamanho do limite. A NET com um pacote combo de 15 Mbps, TV a cabo e telefone, tem uma franquia de 80 GB por MÊS, se isso não parece pouco saiba que é menos que pouquíssimo. UM episódio de netflix em HD (nem é em full HD) gasta 3GB. Se vc ver uma temporada de 13 episódio naquelas maratonas de final de semana, você já gastou 39GB, quase metade, e isso é só em um, talvez dois dias. E o combo mais barato de 15 Mb custa R$129,90 por mês, caso você queira continuar usando você tem que pagar um adicional. O maior combo dele de 120 Mbps com limite de 200GB custa R$464,80 por mês. Juntando tudo que se usa na internet 200GB é pouco para o que a maioria das pessoas usa.
Agora não entenda errado, limite de download não é necessariamente ruim, para quem usa pouco a internet é um bom acordo, pagar menos, em vários países existe a opção de limite de download, mas o que muitas pessoas erram é comparar o Brasil com esses países, o erro está em achar que o Brasil é um país, não, o Brasil é um circo e nós somos os palhaços. Agora se você ainda quer comparar beleza, vamos lá. Em países sérios as franquias tem um limite alto, pacotes chegam a 500GB até 600GB, o preço é justo, tem infraestrutura, você é atendido como um ser humano, afinal eles estão te oferecendo um serviço, e o salário mínimo é razoável, já no Brasil as franquias são medíocres, preços estratosféricos, infraestrutura é pobre quando ela existe, você é atendido como se eles tivessem fazendo um favor para você, e o salário mínimo é péssimo
E é por esses e muitos outros motivos que as pessoas estão reclamando, e com toda razão. Se fosse uma opção extra e mais barata para quem usa pouco seria ótimo, mas como aqui é tudo palhaçada, não vai ser assim. Mas nem tudo está perdido existem coisas que todos podemos fazer para impedir isso. Muitos estão assinando petição, e devo dizer que APENAS assinar uma petição não irá resolver nada, isso é apenas um passo. Primeiro assine a petição, se ainda não assinou (https://secure.avaaz.org/po/petition/Vivo_GVT_OI_NET_Claro_Anatel_Ministerio_Publico_Federal_Contra_o_Limite_na_Franquia_de_Dados_na_Banda_Larga_Fixa/). Depois faça barulho, divulgue em redes sociais, fale com amigos e familia, discuta (civilizadamente) o assunto, faça as pessoas veem o problema e falar sobre ele, é assim que se começa a fazer as pessoas pensarem. Outra coisa para se fazer é encher o saco das operadoras que vão aderir a isso e encher o saco do governo, fazer pressão, mostrar que isso não será tolerado. E o mais importante, BOICOTE as empresas que aderirem a essa prática, mude de operadora, caso sua cidade não tenha opção fique sem internet ou use via rádio, se não puder ficar sem internet, faça sua parte, divulgue, discuta, proteste.

Canal do Youtube: https://www.youtube.com/GamerVsZumbis
Twitter: @zelphgamer

Abaixo um link com a lista de empresas que não irão aderir a isso (por enquanto, pode ser que elas mudem de ideia, O melhor a se fazer é mudar apenas quando a sua operadora começar a limitar sua conexão):
Fazer algo é essencial para mudar esse circo e fazer dele um país. #InternetJusta

Nenhum comentário:

Postar um comentário